O Exílio Midiático está licenciado pelo Creative Commons

Todos os posts disponíveis neste espaço podem ser reproduzidos em outros blogs e sites, sendo necessário citar apenas o autor dos textos (Eduardo Silveira de Menezes) e a fonte (Exílio Midiático). Por outro lado, não é permitido o uso comercial das obras aqui expostas. Mais detalhes ao final da página, clicando no link disponível.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Carnaval: é a hora e a vez do Zé do Caroço...

Confira, logo abaixo, o vídeo com Mariana Aydar e Leci Brandão. Elas cantam a música Zé do Caroço, símbolo e exemplo a ser seguido pelos/as excluídos/as de todas as partes do Brasil.

Viva Leci Brandão, autora desse verdadeiro hino da resistência popular, amplificado pela comunicação independente; única comunicação capaz de transformar os agentes da informação em potenciais difusores da realidade em que vivem. Não da virtual-realidade, midiatizada cotidianamente pelos "grandes meios de comunicação".

Não existe fato jornalístico. Existem fatos. Cada um enxerga a realidade a partir dos pés onde pisa e, é, por isso, que se torna irremediável a reflexão sobre a resistência popular e a construção subjetiva da organização social. São ferramentas que podem ser utilizadas contra o mito, criado e recriado, do prazer a qualquer custo. Não existe verdade absoluta. Existem, isso sim, verdades mercantilizadas.

Ao escrever essa música, Leci Brandão mostrou a importância do "Zé do Caroço", ou melhor, da comunicação alternativa, das rádios comunitárias, do ato de dividirmos opiniões e construirmos a informação, sem a presença de mediadores.

O "morro do pau da bandeira" é aqui. É em qualquer lugar. O Zé do caroço é qualquer um. É quem estiver disposto a "pôr a boca no mundo e fazer um discurso profundo" para ver o bem da sua cidade, do seu bairro; do lugar onde vive. Só desta forma iremos compartilhar histórias de vida e construir um mundo melhor, mais justo e digno de se viver.

Bom Carnaval!

Letra:

O serviço de auto falante,

no morro do pau da bandeira,

Quem avisa é o zé do caroço,

amanhã vai fazer alvoroço,

alertando a favela inteira

há como eu queria que fosse em mangueira

que existe outro zé do caroco,

pra d'uma veiz pra esse moço,

carnalval não é esse colosso,

minha escola é raiz é madeira,

Mas é o morro do pau da bandeira

de uma vila isabel verdadeira

que o zé do caroço trabalha

que o zé do caroço batalha

e que malha o preço na feira

e na hora que a televisão brasileira

destrai toda gente com sua novela

é que zé põe a boca no mundo,

e que faiz um dicurso profundo

ele quer ver o bem da favela

esta nascendo um novo lider

no morro do pau da bandeira...

esta nascendo um novo lider

no morro do pau da bandeira...

esta nascendo um novo lider

no morro do pau da bandeira...

no morro do pau da bandeira...

Vídeo:

Um comentário:

Livia disse...

Olá Eduardo!
Parabéns pelo blog e pela comprovação de vida inteligente. Peço permissão para trabalhar essa letra e música utilizando os seus comentários numa comunidade onde dou aula para jovens e adultos. É uma instigação à atitude. Agradeço antecipadamente.
Abraços,
Livia

As mais lidas durante a passagem pelo Exílio

Faça sua pesquisa no blog

Licença Creative Commons
A obra Exílio Midiático de Eduardo Silveira de Menezes foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em exiliomidiatico.blogspot.com.. Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/.