O Exílio Midiático está licenciado pelo Creative Commons

Todos os posts disponíveis neste espaço podem ser reproduzidos em outros blogs e sites, sendo necessário citar apenas o autor dos textos (Eduardo Silveira de Menezes) e a fonte (Exílio Midiático). Por outro lado, não é permitido o uso comercial das obras aqui expostas. Mais detalhes ao final da página, clicando no link disponível.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Crise para quem precisa

Constantemente presenciamos situações em que as pessoas são taxadas de "despreparadas" ou "incapazes", frente a demanda do mercado de trabalho. As demissões em massa atingem não só os grandes centros de produção do capital, mas, também, agridem a já devastada e empobrecida América Latina.

Quando se produz é importante questionar: - se produz o quê? Para quem? Quando se consome é um pouco mais complexo: - se consome o quê? Com que necessidade? E, principalmente: - por quê?

Não somos instruídos a refletir sobre situações vivenciadas em nosso cotidiano. Isso acaba fazendo com que nos alienemos dos processos pelos quais iremos sofrer as conseqüências logo ali adiante. É aquela velha história, após ser explorada pelos colonizadores europeus, a "massa humana" da latino América, tornou-se descartável. Como descartável foram, e são, todos aqueles que deram a vida nas minas de ouro e de prata para enriquecer as nações do velho continente.

O tempo passou e o solo reclamou as consequências. Como, por exemplo, o nordeste, que, chorando, mostrou-se ao mundo como "a região das savanas". Quem diria que lá era o local mais abençoado pelas chuvas no Brasil? Mas os colonizadores conseguiram esterelizar estas terras com as plantações de açúcar.

A importância de libertar a consciência

Julgar e atribuir opinião a determinadas situações exige conhecê-las. Infelizmente nem todos pensam assim. Como desconsiderar nossas origens e as características que formam a nossa maneira de pensar e de agir perante as adversidades?

Em suma, o processo de libertação dos oprimidos, tão distante dos cliques das máquinas, do foco das câmeras e dos olhos da nação - quando o assunto não diz respeito à violência ou tragédia - passa, necessariamente, por uma mudança na forma como cada um se enxerga no mundo e potencializa a sua existência. Não adianta fechar os olhos. A disputa entre a opulência e a miséria está escancarada há séculos. Agora só está, também, batendo às nossas portas. Em breve ela vai sentar-se à sala. Será difícil rejeitá-la.

Nenhum comentário:

As mais lidas durante a passagem pelo Exílio

Faça sua pesquisa no blog

Licença Creative Commons
A obra Exílio Midiático de Eduardo Silveira de Menezes foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em exiliomidiatico.blogspot.com.. Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/.