O Exílio Midiático está licenciado pelo Creative Commons

Todos os posts disponíveis neste espaço podem ser reproduzidos em outros blogs e sites, sendo necessário citar apenas o autor dos textos (Eduardo Silveira de Menezes) e a fonte (Exílio Midiático). Por outro lado, não é permitido o uso comercial das obras aqui expostas. Mais detalhes ao final da página, clicando no link disponível.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Auto-exílio

"Apenas quando somos instruídos pela realidade é que podemos mudá-la".

Inspirado na frase do poeta e dramaturgo alemão, Bertold Brecht, procuro sintetizar o que estou fazendo por aqui. Sinto-me exilado, muitas vezes solitário, expatriado do que se convencionou chamar de "a grande mídia". Quem nunca sentiu-se assim?

E não precisa ser jornalista ou estudante de comunicação. Assistindo à televisão, ouvindo o rádio, folheando o jornal de maior circulação na cidade, no estado, ou no país, certamente você já sentiu que nada ali tinha a ver com a sua realidade. Não tinha e não tem mesmo. Mas por quê? Porque o interesse das megacorporações midiáticas é apenas o lucro; usam-se propagandas, notícias, novelas, todo e qualquer conteúdo, consciente ou não, para vender produtos e criar necessidades, sem a menor preocupação com a diversidade cultural e a formação crítica dos receptores.

Por isso, eu digo: - estou me auto-exilando! Não significa, contudo, que estou saindo fora, de repente desisti e vou me alienar. Muito pelo contrário. Quero olhar de fora para o que existe por dentro dos meios de comunicação e esmiuçar suas artimanhas. Não tenho a pretensão de fazer análises eloquentes sobre política, cultura e sociedade. Longe disso. Tampouco tenho a pretensão de julgar-me o dono da verdade, discorrendo sobre a solução para as mazelas que assolam o Brasil e o mundo. Pretendo apenas retratar a forma como enxergo a realidade, sem depender da aprovação de alguma estrutura de poder, seja ela, política ou econômica. Aqui é o espaço para o contraditório e assim será até a última postagem.

Nenhum comentário:

As mais lidas durante a passagem pelo Exílio

Faça sua pesquisa no blog

Licença Creative Commons
A obra Exílio Midiático de Eduardo Silveira de Menezes foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em exiliomidiatico.blogspot.com.. Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/.