O Exílio Midiático está licenciado pelo Creative Commons

Todos os posts disponíveis neste espaço podem ser reproduzidos em outros blogs e sites, sendo necessário citar apenas o autor dos textos (Eduardo Silveira de Menezes) e a fonte (Exílio Midiático). Por outro lado, não é permitido o uso comercial das obras aqui expostas. Mais detalhes ao final da página, clicando no link disponível.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

De volta ao Exílio

Existe uma confusão muito grande quando se fala em exílio. Para alguns, mais desavisados, exilar-se é um ato de covardia, mesmo dadas às circunstâncias e, até mesmo, a falta de opção.

Um engano que surge, talvez, porque aqueles que atribuem aos exilados tal juízo de valor, têm pouco conhecimento de mundo, de história e sofrem de crises contemporâneas ridículas, como aquela necessidade de mostrar conhecimento, mesmo por meio de uma retórica vazia. Problema esse que está intimamente ligado a crises histéricas de auto-afirmação.

Para outros, porém, o exílio serviu, e ainda serve, como um recuo estratégico. A história dá claros exemplos da importância desse que, para mim, é, sem dúvida nenhuma, uma oportunidade de estabelecer um contato íntimo com a mais profunda capacidade de perceber o que está acontecendo a nossa volta e, dessa forma, projetar o que será feito logo ali adiante.

Eu poderia citar diversos exemplos de figuras importantes que buscaram no exílio as suas forças e fontes de inspiração para enriquecerem a arte, a música e a política. Na verdade, não faltarão oportunidades para que eu faça isso neste blog.

O Exílio Midiático está retornando e com ele política, cultura, sociedade e literatura. Não julgo dominar todas estas áreas de conhecimento e nem pretendo, apenas vou aventurar-me por elas. Como sugiro que o faça aquele que, por um motivo ou outro, aqui chegou e leu este post. Até breve!

Nenhum comentário:

As mais lidas durante a passagem pelo Exílio

Faça sua pesquisa no blog

Licença Creative Commons
A obra Exílio Midiático de Eduardo Silveira de Menezes foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em exiliomidiatico.blogspot.com.. Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/.