O Exílio Midiático está licenciado pelo Creative Commons

Todos os posts disponíveis neste espaço podem ser reproduzidos em outros blogs e sites, sendo necessário citar apenas o autor dos textos (Eduardo Silveira de Menezes) e a fonte (Exílio Midiático). Por outro lado, não é permitido o uso comercial das obras aqui expostas. Mais detalhes ao final da página, clicando no link disponível.

sábado, 12 de setembro de 2009

*Heróis de infância - Parte 1

Lá estava eu, sentado naquela mesa redonda e cercado pelos meus colegas da pré-escola. Todo final de aula era a mesma coisa. A professora dizia: - peguem seus brinquedos e aproveitem para conversar baixinho. Mas não façam bagunça!

Fazíamos isso enquanto esperávamos os nossos pais virem nos buscar. Não podíamos sair da mesa onde estávamos até a chegada do responsável. Uma tortura interminável, fruto de uma educação rígida e pretensiosa.

Aquele colégio me dava arrepios. A sala era fria e enorme. Fazia eu me sentir sozinho, dava medo de verdade. Era toda branca, com mesas redondas uma ao lado da outra. A tampa das mesas era verde, combinando com o assento das cadeiras. Havia, ainda, um armário grande, com desenhos que fazíamos colados por toda sua extensão.

O alfabeto ficava pendurado numa espécie de "varal". Ele atravessava de ponta a ponta a sala de aula. Em cada uma das folhas presas à corda havia o desenho de um animal, onde estava grafada a letra correspondente para facilitar a sua identificação.

Um exemplo claro desse "aprendizado por assimilação simbólica" pode ser dado pela letra “A”. Encontrava-se escrito, logo abaixo, a palavra" águia”. Era a mais altiva de todas. Afinal de contas, é a primeira letra do alfabeto e, por isso, encontrava-se em destaque. Ela ficava estampada como um cartão de visitas. O símbolo oficial dos Estados Unidos ganhava evidência em um ambiente repleto de crianças, todas ansiosas por aprender coisas novas e dar significado as suas vidas.

Um método educacional capaz de inserir no imaginário dos pequenos a importância e a grandeza daquele animal e, consequentemente, de tudo aquilo que ele representava. De início, era só isso. Mais tarde formaríamos frases inteiras. Daríamos sentido as relações estabelecias naquele espaço de convivência. Assim, aprenderíamos lições para toda a vida. (Continua....)

Nenhum comentário:

As mais lidas durante a passagem pelo Exílio

Faça sua pesquisa no blog

Licença Creative Commons
A obra Exílio Midiático de Eduardo Silveira de Menezes foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em exiliomidiatico.blogspot.com.. Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/.