O Exílio Midiático está licenciado pelo Creative Commons

Todos os posts disponíveis neste espaço podem ser reproduzidos em outros blogs e sites, sendo necessário citar apenas o autor dos textos (Eduardo Silveira de Menezes) e a fonte (Exílio Midiático). Por outro lado, não é permitido o uso comercial das obras aqui expostas. Mais detalhes ao final da página, clicando no link disponível.

domingo, 31 de agosto de 2008

Raduan Nassar e o choque da realidade

É preciso preparar o terreno antes de entrar em contato com as histórias de Raduan Nassar. Esse grande escritor da literatura brasileira produziu apenas três obras, mas foi o suficiente para torná-lo inesquecível. Talvez sejam mais conhecidas as versões cinematográficas de seus livros, contudo Nassar pode ser considerado, sem dúvida alguma, um grande autor.

Em Lavoura arcaica os conflitos familiares são tratados de forma lírica. Mas não se pode julgar apenas como poética a forma com que o jovem André narra sua fuga e seu retorno ao seio da família. "O tempo brincava comigo, o tempo se espreguiçava provocadoramente, era um tempo só de esperas, me guardando na casa velha por dias inteiros... ", conta o jovem que foge da fazenda onde morava com seus pais e irmãos para lançar-se numa fuga de si mesmo.



Por meio de relações incestuosas e, consequentemente, conflituosas, os valores morais são desafiados, um a um, neste belo romance. A tragédia se anuncia quando a instituição familiar é destruída por um ato vil provocado pelos membros da mesma estirpe. Não cabe aqui contar toda a história. Lendo você poderá tirar suas próprias conclusões sobre a obra.

No entanto, preste bem atenção caso queira mergulhar nesta incrível história "... deve sentar-se num banco, plantar um dos pés no chão, curvar a espinha, fincar o cotovelo do braço no joelho, e, depois, na altura do queixo, apoiar a cabeça no dorso da mão, e com os olhos amenos assistir os movimentos do sol e das chuvas e dos ventos, e com os mesmos olhos amenos assistir a manipulação misteriosa de outras ferramentas que o tempo habilmente emprega em suas transformações..."

Nenhum comentário:

As mais lidas durante a passagem pelo Exílio

Faça sua pesquisa no blog

Licença Creative Commons
A obra Exílio Midiático de Eduardo Silveira de Menezes foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em exiliomidiatico.blogspot.com.. Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/.