O Exílio Midiático está licenciado pelo Creative Commons

Todos os posts disponíveis neste espaço podem ser reproduzidos em outros blogs e sites, sendo necessário citar apenas o autor dos textos (Eduardo Silveira de Menezes) e a fonte (Exílio Midiático). Por outro lado, não é permitido o uso comercial das obras aqui expostas. Mais detalhes ao final da página, clicando no link disponível.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

A emancipação da mulher está aliada à luta classes

É necessário repensar alguns conceitos com o intuito de projetar uma transformação social que seja, além de antiburocrática, específica, no que diz respeito à singularidade das pessoas.

O “singular” distingue-se do “individual”; homens e mulheres precisam reconhecer suas próprias singularidades, pois, quando estas são colocadas em direção oposta, bem ao gosto da ideologia liberal, chocam-se e caem no senso comum do “machismo” e do “feminismo”. A luta por uma sociedade mais justa é a luta de classes, de trabalhadores e trabalhadoras, de todo aquele que sinta-se oprimido por este sistema excludente e arcaico.

A igreja tem papel preponderante no que tange a limitação das ações humanas, dignas de punição caso sejam opostas a sua retórica conservadora. Com papéis bem definidos, os homens passam a subjugar as mulheres e os filhos. A ganância de quem detém os meios de produção, geralmente representado por figuras masculinas, se reproduz nas micro-relações de poder, ou seja, na própria família. Homens e mulheres são seres humanos, isso os caracteriza como iguais perante Deus, mas, na prática, cada um têm suas tarefas preestabelecidas antes mesmo de nascer.

Os estereótipos, ratificados pela mídia corporativa em shows, novelas e programas de entretenimento, são um desrespeito as diferenças e igualdades. Desrespeito às mulheres e aos homens, a todo aquele que não consegue ficar omisso diante das idiotices produzidas pela classe dominante. Portanto, para não emperrarmos na dicotomia machismo/feminismo, precisamos renovar o classismo.

Sabe-se que é obrigação do Estado socializar as relações de trabalho, as quais oprimem tanto a mulher, quanto o homem. Justiça seja feita, mais a mulher do que o homem, em função da dupla jornada de trabalho. Mas é obrigação de todo homem, ou, ao menos daquele que se diz socialista, contribuir para a eliminação dessa atividade. Não basta apenas um discurso enganjado na eliminação das diferenças sociais, é preciso demonstrar, na prática, a ação política. Principalmente no interior da vida privada.

Nenhum comentário:

As mais lidas durante a passagem pelo Exílio

Faça sua pesquisa no blog

Licença Creative Commons
A obra Exílio Midiático de Eduardo Silveira de Menezes foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em exiliomidiatico.blogspot.com.. Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/.