O Exílio Midiático está licenciado pelo Creative Commons

Todos os posts disponíveis neste espaço podem ser reproduzidos em outros blogs e sites, sendo necessário citar apenas o autor dos textos (Eduardo Silveira de Menezes) e a fonte (Exílio Midiático). Por outro lado, não é permitido o uso comercial das obras aqui expostas. Mais detalhes ao final da página, clicando no link disponível.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Pelotas em baixo d'agua: a culpa é de quem?

A cidade de Pelotas amanheceu debaixo d'agua, nesta quinta-feira (29). Os moradores sofrem com o descaso do poder público para enfrentar uma situação que não é nova: a falta de manutenção nos diques, responsáveis por represar as águas correntes em casos de chuva intensa.

Desde quarta-feira (28), a chuva, que atingiu a cidade de Pelotas durante toda à tarde e a madrugada desta quinta-feira (29), deixou diversos bairros da cidade alagados. Entre os pontos mais atingidos pelos alagamentos estão: a vila Castilhos; a vila Farroupilha, que faz a drenagem do bairro Fragata (também atingido pela cheia) e toda região abaixo da rua Marcílio Dias (conhecida como Cerquinha, no centro da cidade).

Situação já é conhecida pelos moradores

As enchentes já foram alvo de chacotas partidárias em períodos nada propícios para tais eventos. Na ocasião, o grupo que hoje está a frente do Paço Municipal, se utilizou dos mais inflamados discursos políticos, principalmente no período pré-eleitoral, para acusar a administração do Partido dos Trabalhadores (PT) e responsabilizar o ex-prefeito, Fernando Marroni, pelos alagamentos que acometeram a cidade.

Passadas as eleições, e, guardadas as devidas proporções das catástrofes ambientais, que abalam todo o mundo, devido ao aquecimento global (vide o que ocorreu recentemente em Santa Catarina), fica a questão que não quer calar, e ressoou hoje, dia (30), nos acalorados questionamentos dos moradores de Pelotas, um pouco confusos e incrédulos no que novamente estava acontecendo:

-Afinal, a culpa é de quem?

Em noticia publicada pela Assessoria de Imprensa da Presidência da Câmara de Vereadores da cidade de Pelotas, no site da entidade, o vereador Eduardo Leite, afirmou: "foram feitos contatos com o prefeito, e ele assegurou que equipes estão monitorando de forma permanente os locais mais vulneráveis”. (Click no link para ter acesso a notícia)

Infelizmente, isso não está sendo suficiente para resolver o problema de diversas famílias que estão sendo obrigadas a deixarem suas casas em busca de abrigo. Elas correm o risco de perder a maioria dos seus objetos pessoais, além de ficarem expostas a doenças contagiosas, como é o caso da leptospirose.

Pelotas isolada

O acesso ao municipio do Capão do Leão está interditado, já que a ponte do Arroio Fragata desabou. Na altura da BR-392, que liga Pelotas à Rio Grande, o trânsito também está interrompido. Na BR-116 o trajeto entre Pelotas e Porto Alegre foi liberado durante a manhã de hoje (29), mas os caminhões ainda não estão tendo passagem e o trânsito só circula em uma via.

Com o alagamento, a cidade de Pelotas ainda enfrenta outros problemas como: a falta de energia elétrica e de água potável. Segundo informações dos jornais locais, o bairro Areal e os balneários Santo Antônio, Valverde e Barro Duro, no Laranjal, além da Colônia de Pecadores Z-3, estão sendo os mais afetados com a falta de água.

Até quando?

Enquanto a cidade afunda, o prefeito de Pelotas, Adolfo Fetter Júnior (PP), está de férias. A informação que "correu" hoje nos veículos oficiais de comunicação da cidade, da conta de que ele está retornando à cidade devido aos acontecimentos. A sua presença e qualquer atitude que possa vir a tomar nesse momento não será, de toda forma, capaz de evitar o que, de fato, já está ocorrendo:

- Os bairros da cidade estão em baixo d'agua, e seja lá qual for a quantidade de chuva que se abateu sobre o município, nada justificará a falta de empenho da administração municipal em solucionar esse problema, já, deveras, conhecido pelos nossos governantes.

O prefeito em exercício, Fabricio Tavares, decretou situação de emergência na cidade. O Serviço Autônomo de Pelotas (Sanep) argumenta, através de nota divulgada na imprensa, que vem fazendo a sua parte e garante, ainda, que trabalha durante todo o ano na limpeza dos canais e na manutenção dos equipamentos responsáveis pelo escoamento da água no caso de chuvas intensas como esta.

Então, mais uma vez, a comunidade pelotense, obriga-se a fazer este questionamento: afinal de contas, a culpa é de quem? Quem os atuais governantes irão culpar agora? Quantas vezes mais esta situação terá de se repetir para que cessem as promessas e surjam as soluções? Aguardamos respostas...

(Foto: Nauro Júnior - ZH)

Um comentário:

Vanessa Silveira disse...

Muito bom teu texto Dudu, precisamos refletir sobre o que aconteceu, a culpa tb é nossa. Chega de agredir a natureza, todos precisamos nos educar. Bjus

As mais lidas durante a passagem pelo Exílio

Faça sua pesquisa no blog

Licença Creative Commons
A obra Exílio Midiático de Eduardo Silveira de Menezes foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em exiliomidiatico.blogspot.com.. Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/.