O Exílio Midiático está licenciado pelo Creative Commons

Todos os posts disponíveis neste espaço podem ser reproduzidos em outros blogs e sites, sendo necessário citar apenas o autor dos textos (Eduardo Silveira de Menezes) e a fonte (Exílio Midiático). Por outro lado, não é permitido o uso comercial das obras aqui expostas. Mais detalhes ao final da página, clicando no link disponível.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Mário Alves: presente!

A história de vida de Mário Alves confunde-se com própria história de luta e resistência da classe trabalhadora, sobretudo durante a ditadura militar no Brasil. Mesmo sendo covardemente assassinado, há 39 anos, Mário Alves nunca hesitou diante do inimigo.

É indiscutível que este militante cumpriu um papel fundamental na formação do movimento revolucionário brasileiro, manifestando, durante toda a sua vida, uma clara opção pela luta armada.

O guerrilheiro repudiava qualquer tipo de aliança com a burguesia, pois via nessa concessão a possibilidade de subordinação dos trabalhadores aos interesses de uma minoria reacionária.

Militante e ex-dirigente do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e, posteriormente, do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), esteve sempre ligado a base do partido, contribuindo para a formação dos companheiros.

Quando foi preso pelo DOI-CODI ele tinha apenas 47 anos. Conforme relata sua companheira, Dilma Borges, Mário Alves foi "barbaramente espancado e submetido à suplício, com o uso de um cassetete dentado e o corpo todo esfolado por escova de arame". O suplício se deu em função da postura inequívoca em não delatar os companheiros de luta.

Segundo informações do Grupo Tortura Nunca Mais, "a companheira de Mário Alves e sua filha Lúcia conseguiram, em 1987, que a União reconhecesse a responsabilidade civil por sua prisão, morte e danos morais. Foi, assim, o primeiro caso em que a União reconheceu sua responsabilidade por um desaparecimento político".

IMA

Em Pelotas, o Instituto Mário Alves (IMA) procura manter viva a trajetória e os princípios que impulsionaram a caminhada deste importante militante comunista. O IMA promove cursos e palestras nas mais diversas áreas de interesse dos movimentos sociais, colaborando para a formação política da classe trabalhadora e estudantil.

Na sede do instituto, os associados têm acesso a uma biblioteca com mais de três mil volumes e uma videoteca com aproximadamente 800 filmes em VHS e DVD. Todo esse material é de conteúdo político e filosófico. São temáticas que ressaltam a importância de seguir acreditando na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Incentivando a concretização do sonho de muitos ativistas, os quais deram a vida em nome dessa causa.

Por se tratar de uma organização sem fins lucrativos e não partidária, esta importante entidade se mantém com a colaboração de seus associados, recebendo, ainda, a contribuição de algumas entidades sindicais.

O IMA fica localizado à rua Andrade Neves, 821. O telefone para contato é (53) 30257241

Acesse também o Blog Seminário 1968 atividade organizada pelo IMA em maio de 2008.

"Depois de violentamente espancado... torturado com choques elétricos, no pau de arara, afogamentos, etc. Mário Alves manteve a posição de nada responder a seus torturadores... então introduziram um cassetete de madeira com estrias, que provocou a perfuração de seus intestinos e a hemorragia que determinou a sua morte.” (Depoimento do advogado Raimundo Teixeira Mendes, também detido na época na P.E. extraído do livro “Desaparecidos Políticos")

Nenhum comentário:

As mais lidas durante a passagem pelo Exílio

Faça sua pesquisa no blog

Licença Creative Commons
A obra Exílio Midiático de Eduardo Silveira de Menezes foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em exiliomidiatico.blogspot.com.. Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/.