O Exílio Midiático está licenciado pelo Creative Commons

Todos os posts disponíveis neste espaço podem ser reproduzidos em outros blogs e sites, sendo necessário citar apenas o autor dos textos (Eduardo Silveira de Menezes) e a fonte (Exílio Midiático). Por outro lado, não é permitido o uso comercial das obras aqui expostas. Mais detalhes ao final da página, clicando no link disponível.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Os desafios do Jornalismo Literário

Na década de 1960, estudiosos da mídia passaram a questionar as amarras narrativas expressas por meio do lead (técnica de construção da notícia, importada dos Estados Unidos, cuja proposta de criação do texto está baseada em responder, logo no primeiro parágrafo, as questões: quem? faz o quê? quando? onde? como? e por quê?). De lá para cá pouca coisa mudou, pois, ainda hoje, o jornalismo literário segue sendo a exceção na maioria das redações brasileiras, embora seja evidenciado como modelo a ser seguido pelos profissionais da área.

O novo jornalismo propõe a inversão da lógica utilizada pela pirâmide invertida (metáfora que remete a prioridade dos aspectos a serem evidenciados na matéria, os quais, sob esta perspectiva, devem seguir uma ordem decrescente), incentivando a espontaneidade na criação dos textos, sem a necessidade do uso das regras expressas nos manuais de redação. Segundo o jornalista e professor da UCPel, Manoel Jesus, "esta forma de produção, mecanizada, está ultrapassada". Ele explica que, “hoje, já se fala em aberturas de matérias, as quais podem ‘dar sabor’ ao texto”.

De acordo com Jesus, a dificuldade dos jornais diários em inserir novos formatos em suas rotinas de trabalho se dá, sobretudo, “pela incapacidade em se implementar um processo de aprendizado de maior fôlego e, concomitantemente, cumprir os prazos estabelecidos para o fechamento dos periódicos". Sendo assim, percebe-se que não basta apenas aplicar recursos literários ao jornalismo, é preciso respeitar o tempo de construção das histórias e, acima de tudo, as particularidades de cada autor ao contá-las ao público leitor.

Nenhum comentário:

As mais lidas durante a passagem pelo Exílio

Faça sua pesquisa no blog

Licença Creative Commons
A obra Exílio Midiático de Eduardo Silveira de Menezes foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em exiliomidiatico.blogspot.com.. Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/.