O Exílio Midiático está licenciado pelo Creative Commons

Todos os posts disponíveis neste espaço podem ser reproduzidos em outros blogs e sites, sendo necessário citar apenas o autor dos textos (Eduardo Silveira de Menezes) e a fonte (Exílio Midiático). Por outro lado, não é permitido o uso comercial das obras aqui expostas. Mais detalhes ao final da página, clicando no link disponível.

sábado, 3 de setembro de 2011

Periscópio da Mídia: a indústria da comunicação social de cabeça para baixo

Confesso que ainda enfrento algumas dificuldades em utilizar certas ferramentas de compartilhamento de arquivos na internet. Este blog, por exemplo, já passou por algumas revisões de conteúdo, atingindo, creio eu, grau satisfatório nas correções propostas. No entanto, quando o assunto é reformular aspectos técnicos, mais especificamente o layout da página, as dificuldades encontradas são tremendas e, por falta de tempo, acabo por deixar como está. Desde o ano passado, quando ingressei no mestrado em Ciências da Comunicação na Unisinos-RS, aceitei o convite de ajudar na condução de um programa radiofônico, cujo principal objetivo é desvendar a caixa preta da indústria da comunicação social.

O Periscópio da Mídia vai ao ar todas quintas-feiras, às 20h, pela Rádio Unisinos 103.3 FM. Além de ser veiculado pela emissora da universidade, o programa circula por rádios livres e comunitárias de todo o Brasil. Até a semana passada eu vinha distribuindo o áudio do programa pela minha conta pessoal no facebook, mas o site de compartilhamento de arquivos 4shared.com não está mais conectado a essa rede social. Vou procurar, na medida do possível, disponibilizar o link para escutar o programa aqui no Exílio Midiático. Lembro, ainda, que o portal Estratégia e Análise, do companheiro Bruno Lima Rocha, também responsável pela produção e apresentação do programa, já faz isso toda semana. Anderson Santos, outro companheiro de estúdio, também costuma fazer a divulgação dos assuntos tratados em cada nova edição enviando, através de listas de e-mail, o resumo com o link do programa à entidades e militantes que lutam pela democratização da comunicação no país.

Abaixo apresento uma síntese que fiz sobre o conteúdo da última edição

Periscópio da Mídia do dia 1º de setembro de 2011: da PLC 116 ao autoritarismo das forças repressoras em defesa de interesses pessoais e de mercado

Pode até mudar de nome, se arrastar na Câmara dos Deputados até chegar ao Senado e, sobretudo, manter os interesses do capital privado inabalados durante todo esse percurso, deixando apenas migalhas de conteúdo nacional como contrapartida às entidades que lutam contra a desnacionalização do setor brasileiro de comunicações, o fato é que, o PLC 116, antigo PL 29, está sendo acompanhado de perto pelo Periscópio da Mídia. Cada novo passo deste projeto de lei é discutido sob o viés crítico da Economia Política da Comunicação, procurando alertar os ouvintes sobre os possíveis desdobramentos da sanção presidencial, que está por vir.

No programa "Periscópio da Mídia - a indústria da comunicação social de cabeça para baixo" desta quinta-feira, dia 1º de setembro, esteve em discussão, mais uma vez, os pontos polêmicos que cercam a sanção do PL 116. A aprovação do projeto está por vias de se concretizar, no entanto, alguns pontos são tidos como inconstitucionais pela oposição e cabe a presidenta Dilma Roussef vetá-los ou não.

Além de dar atenção especial às atribuições do Poder executivo, no que tange a aprovação da PL 116, os jornalistas Bruno Lima Rocha e Eduardo Menezes, acompanhados do estudante de jornalismo Dijair Brilhantes, trataram de abordar outro tema recorrente nos debates promovidos pelos militantes da comunicação alternativa. Trata-se da liberdade de expressão, enfatizando suas novas tonificações a partir dos protestos massivos que irrompem o pacato ciclo de relacionamentos das redes sociais para denunciar abusos de poder e promover levantes populares, a exemplo do que aconteceu durante a Primavera Árabe e, também, em parte da Europa.

Como de costume, a segunda pauta do programa se estendeu para o bloco final. Assim, foi colocado em debate o assassinato de um sem-teto em São Francisco, Estados Unidos, que levou as autoridades locais a inabilitarem o serviço de telefonia celular dentro da estação Centro Cívico, espaço onde ocorreu o incidente e, dias depois, aconteceram protestos massivos. Os apresentadores do Periscópio deixaram a discussão correr livremente, sem prender-se ao roteiro, e acabaram fazendo relações que perpassam tanto o mundo digital, quanto a vida real. No caso específico do sem-teto de São Francisco, o abuso de autoridade mereceu um hashtag no Twitter, em alusão a uma atitude semelhante adotada pelo ex-ditador egípcio, Hosni Mubarak. Mas como fica o direito à livre manifestação quando os fantoches do braço armado de todo poder político enfrentam uma grave crise de bipolaridade? Precisam se posicionar enquanto classe trabalhadora, mas possuem, no âmago de sua atividade profissional, a intransigência, a falta de diálogo e subserviência ao governo de turno, seja ele qual for. Ouça a última edição do Periscópio da Mídia e reflita sobre isso. Fica o convite, também, para que ajude-nos a construir a pauta dos próximos programas enviando um e-mail para periscopiodamidia@gmail.com, ou entrando em contato pelo twitter: @periscopioradio.

Institucional

O Periscópio da Mídia é produzido e apresentado pelo Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (Cepos), cujo coordenador é o professor Valério Cruz Brittos. O Grupo Cepos está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos-RS e conta com o apoio das seguintes entidades, mediante a aprovação de editais públicos: Capes, CNPq, Fundação Ford e FAPERGS. Cabe ressaltar, ainda, que não há nenhuma interferência da instituição ou do coordenador do grupo na linha editorial do programa, sendo este de inteira responsabilidade dos seus idealizadores.

Baixe, ouça e distribua livremente o Periscópio da Mídia acessando o link: http://www.4shared.com/audio/iBpbXOhb/24_-_Periscpio_da_Mdia_0109201.html

Nenhum comentário:

As mais lidas durante a passagem pelo Exílio

Faça sua pesquisa no blog

Licença Creative Commons
A obra Exílio Midiático de Eduardo Silveira de Menezes foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em exiliomidiatico.blogspot.com.. Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/.