O Exílio Midiático está licenciado pelo Creative Commons

Todos os posts disponíveis neste espaço podem ser reproduzidos em outros blogs e sites, sendo necessário citar apenas o autor dos textos (Eduardo Silveira de Menezes) e a fonte (Exílio Midiático). Por outro lado, não é permitido o uso comercial das obras aqui expostas. Mais detalhes ao final da página, clicando no link disponível.

sábado, 10 de setembro de 2011

Periscópio da Mídia do dia 8 de setembro de 2011: mídia, futebol e política

O cerco se fecha. Após conceder uma entrevista polêmica à jornalista Daniela Pinheiro da revista piauí, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, foi alvo de uma série de protestos na rodada de clássicos do Campeonato Brasileiro. Sua atual, e inegável, impopularidade acabou sendo ironizada pelo presidente da FIFA, Joseph Blatter, em recente matéria publicada no Estadão. A 17º edição do Grito dos excluídos, dentre outras coisas, marchou em defesa de comunidades carentes submetidas à política de “higienização” que está em curso no Brasil, visando “adequar” o país para receber o maior evento de futebol do planeta.

No programa Periscópio da Mídia, da última quinta-feira, dia 8 de setembro, o estudante de jornalismo Dijair Brilhantes e o jornalista Eduardo Menezes retomaram discussões que cercam os bastidores do futebol, alertando para a íntima relação entre eventos de grande apelo popular e o acobertamento das injustiças sociais.

Escândalos de corrupção, favorecimento na promoção do sorteio preliminar das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 à empresa de marketing ligada às Organizações Globo e a possibilidade de veto da meia-entrada para os jogos são apenas alguns dos pontos abordados. Na contramão desse processo, em Fortaleza, comunidades que estão sendo despejadas em função das obras da Copa participam de um projeto de produção audiovisual que visa denunciar tais abusos. Caso por caso os acontecimentos são discutidos durante a primeira parte do programa.

No último bloco do Periscópio, os componentes do Cepos destacaram pontos importantes do manifesto organizado pela Sociedade Latino-Americana de Economia Política e Pensamento Crítico (SEPLA). Na carta publicada no site do Grito dos Excluídos denuncia-se a política hegemônica neodesenvolvimentista e suas conseqüências. Nessa direção os apresentadores procuraram retomar o pensamento crítico latino-americano, base epistemológica da Economia Política da Comunicação, para problematizar a realidade brasileira, sobretudo em se tratando da crise capitalista e seu reflexo, inclusive, no futebol. Ouça e divulgue o Periscópio da Mídia. Fica o convite, também, para que você ajude-nos a construir a pauta dos próximos programas. Basta enviar um e-mail para: periscopiodamidia@gmail.com ou entrar em contato pelo twitter: @periscopioradio.

Sobre o Programa

O Periscópio da Mídia é produzido e apresentado pelo Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (Cepos), cujo coordenador é o professor Valério Cruz Brittos. O Grupo Cepos está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos-RS e conta com o apoio das seguintes entidades: Capes, CNPq, Fundação Ford e FAPERGS. Cabe ressaltar, ainda, que estes apoios são obtidos através de editais públicos e não há nenhuma interferência institucional ou do coordenador do grupo na linha adotada pelo programa. A transmissão é feita pela Rádio Unisinos 103.3 FM, todas as quintas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 21h. A rádio pode ser ouvida também via internet. O endereço eletrônico é www.unisinos.br/radio. Este programa vai ao ar por rádios livres e comunitárias de todo o Brasil.

Baixe, ouça e distribua livremente o Periscópio da Mídia acessando o link:

Nenhum comentário:

As mais lidas durante a passagem pelo Exílio

Faça sua pesquisa no blog

Licença Creative Commons
A obra Exílio Midiático de Eduardo Silveira de Menezes foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em exiliomidiatico.blogspot.com.. Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/.