O Exílio Midiático está licenciado pelo Creative Commons

Todos os posts disponíveis neste espaço podem ser reproduzidos em outros blogs e sites, sendo necessário citar apenas o autor dos textos (Eduardo Silveira de Menezes) e a fonte (Exílio Midiático). Por outro lado, não é permitido o uso comercial das obras aqui expostas. Mais detalhes ao final da página, clicando no link disponível.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

"Sobre viver" ou "sobreviver" a leitura...

Há várias formas de leitura. Há leitura que é de vida e precisa ser vivida, e há, também, as leituras de fé, leitura daquilo que é, mas não é.

Interpretar um texto é decodificar a alma do autor. É tentar compreender o mundo que ele vê. Ampliar horizontes, desbravar locais nunca antes habitados, ou, pelo menos, nunca antes vistos com tais olhos. Ao dedicar alguns minutos à leitura, entramos em contato com uma nova forma de ver a realidade. A cada nova leitura, mesmo se tratando do mesmo texto, dialogamos com novas perspectivas.

Não se trata de trazer à tona o velho e desgastado discurso do poder ou da importância da leitura. Desde pequenos temos, menos, ou mais, contato com ela. Esse contato pode ser mágico, mas, também, pode ser catastrófico. É como o próprio contato com a realidade. Aliás, é um contato com a realidade, apresentada em verso e prosa.

Cabe a cada leitor achar o seu "eu" nas linhas grafadas. Buscar a sua própria maneira de ler, sua identidade. A leitura chama a atenção porque permite formar consciência, seja crítica ou bitolada. É motivadora e pode, até mesmo, ser revolucionária. Por vezes te deixa indignado. Em outros momentos, dá um tremendo sono.

Ela é como o próprio nome diz: apresenta-se como “LEI”, mas, TU, é que, iRÁs, ou não, fazê-la ser agradável em tua vida. Cada leitor determina a forma dessa “LEI” interferir em sua atividade política e social. Por essas e por outras é que a velha máxima: "ler é importante" deveria ser mudada para "saber ler é importante". De nada adianta obrigar alguém a ler o que não está afim. Em algumas escolas ocorrem erros crassos, em função da disciplina. Se o aluno não vai a aula porque ficou em casa lendo um bom livro é punido. O importante não é aprender coisas que lhe interessem e sim obedecer.

Precisamos exercitar, todos os dias, a nossa capacidade de SABER LER A VIDA. Rabiscá-la em folhas de papel. Despretenciosamente...

Nenhum comentário:

As mais lidas durante a passagem pelo Exílio

Faça sua pesquisa no blog

Licença Creative Commons
A obra Exílio Midiático de Eduardo Silveira de Menezes foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em exiliomidiatico.blogspot.com.. Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/.