O Exílio Midiático está licenciado pelo Creative Commons

Todos os posts disponíveis neste espaço podem ser reproduzidos em outros blogs e sites, sendo necessário citar apenas o autor dos textos (Eduardo Silveira de Menezes) e a fonte (Exílio Midiático). Por outro lado, não é permitido o uso comercial das obras aqui expostas. Mais detalhes ao final da página, clicando no link disponível.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Literatura nua e crua: a poesia do velho safado

Intrepretar a realidade é uma questão de ponto de vista. Pois bem, tem um cara que, através da literatura, consiguiu transformar em arte e poesia marginal tudo o que estava ao seu redor.

Falo de um grande escritor norte-americano que marcou e, ainda marca, gerações de jovens do mundo todo com a sua habilidade especial em buscar no profano a mais pura tradução de uma realidade suja, mas, que, ao mesmo tempo, é pura, crua e, portanto, poética.

Charles Bukowski nasceu em 16 de agosto, de 1920, em Andernach - Alemanha. Durante a sua infância foi morar nos EUA, lá criou-se em meio a pobreza de Los Angeles e construiu diversas obras literárias. Por meio da autobiografia e, repleto de criações bem elaboradas, seus personagens nos conectam a uma vida sem maquiagens.

O mais impressionante neste escritor é como foi competente em traduzir, de forma simples e direta, temas como: sexo, alcoolismo, prostituição, violência, miséria, vadiagem, pobreza, falta de perspectiva profissional e diversas questões políticas.

Não tem como se esconder do "velho safado", ele está dentro de cada leitor. Há quem prefira esconder-se de si mesmo, mas, este, certamente não é o caso de Bukowski e não pode ser a premissa do leitor de sua obra.

O autor publicou em vida oito livros de contos e histórias. Morreu de pneumonia, no dia 9 de março de 1994, aos 73 anos de idade.

Quem não leu Misto-quente não leu Bukowiski!!!

Para começar a se aventurar no submundo desta literatua marginal e poética, é interessante conhecer o personagem Henri Chinaski. No livro Misto-Quente, romance de formação, que contém toques autobiográficos, Bukowski desnuda a realidade de quem cresceu nos EUA, durante a recessão, pós-1929.

O livro foi publiado originalmente em 1982 e "cativa o leitor pela sinceridade e aparente simplicidade com que a história é contada. Estão presentes a ânsia pela dignidade, a busca vã pela verdade e pela liberdade, trabalhadas de tal forma que fazem deste livro um dos melhores romances norte-americanos da segunda metade do século XX". (Trecho de apresentação do livro publicado pelaL&PM POCKET)


Acesse também o link do livro: CHARLES BUKOWSKI - Vida e Loucuras de um Velho Safado

Nenhum comentário:

As mais lidas durante a passagem pelo Exílio

Faça sua pesquisa no blog

Licença Creative Commons
A obra Exílio Midiático de Eduardo Silveira de Menezes foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em exiliomidiatico.blogspot.com.. Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/.