O Exílio Midiático está licenciado pelo Creative Commons

Todos os posts disponíveis neste espaço podem ser reproduzidos em outros blogs e sites, sendo necessário citar apenas o autor dos textos (Eduardo Silveira de Menezes) e a fonte (Exílio Midiático). Por outro lado, não é permitido o uso comercial das obras aqui expostas. Mais detalhes ao final da página, clicando no link disponível.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

À procura da verdadeira face da transformação social

A poesia-militante, transcrita logo abaixo, faz parte de uma série de escritos publicados no livro "Condições ideais para o amor", organizado pelo professor Antonio Hohlfeldt. O autor dos textos é Luiz Eurico Tejera Lisbôa, militante da Ação Libertadora Nacional (ALN), preso em São Paulo, aos 24 anos, e, desde então, desaparecido nos porões da ditadura.

Procuro o Homem do Povo

Por Luiz Eurico Tejera Lisbôa


Procuro o homem do povo
o proletário
o camponês
o assalariado


Procuro o homem do povo
explorado

famélico

desabrigado
o que dorme na mansidão do saber


Procuro o homem do povo
para ultrapassar a frieza
do vocabulário político,
e ver na "massa oprimida"
nas "contradições sociais"

na "luta de classes"

nas "análises da realidade"

o homem do povo


Renuncio à Revolução calculada

milimétrica e friamente
no racionalismo tecnicista
dos "cientistas"
da transformação social.


Hoje

procuro o homem do povo

Quero além da ignorância
além da fome
além do frio

o homem que se consome nessa dor.


Quero as mesmas contorções

de suas entranh
as sem alimento
as mesmas cha
gas de seu corpo maltratado
as mesmas lágrimas

o mesmo sofrimento

a mesma angústia
do não compreender

Hoje
quero ser um homem do povo.

Viver por um dia as estatísticas
dos levantamentos do Partido.


Fugir por um momento
ao jargão
ao palavreado
e chegar ao real.
Quero uma mente rústica

que até mesmo creia em Deus
e outras divindades.


Quero um corpo dolorido
e um olhar sem luz

perdido languidamente
no imcompreensível.

Quero vender meus braços

sufocar minha voz

amordarçar-me

crucificar-me todos os dias.


Hoje

serei um homem do povo

porque necessito
mais do que os dados minuciosos

mais do que a ciência.


Busco o sofrimento naquele que sofre
para amá-lo
acima dos pronunciamentos políticos
para que nasça em meu peito

o ódio incontrolável
que dê força às minhas mãos
e torne certeiro os meus golpes!

Procuro o homem do povo
porque recuso

a mistificação revolucionária
dos gabinetes.


Porque necessito

paixão em minha luta
entusiasmo em minha voz
firmeza em meus passos

amor ao meu povo

e fé na sua história.

Nenhum comentário:

As mais lidas durante a passagem pelo Exílio

Faça sua pesquisa no blog

Licença Creative Commons
A obra Exílio Midiático de Eduardo Silveira de Menezes foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em exiliomidiatico.blogspot.com.. Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/.