O Exílio Midiático está licenciado pelo Creative Commons

Todos os posts disponíveis neste espaço podem ser reproduzidos em outros blogs e sites, sendo necessário citar apenas o autor dos textos (Eduardo Silveira de Menezes) e a fonte (Exílio Midiático). Por outro lado, não é permitido o uso comercial das obras aqui expostas. Mais detalhes ao final da página, clicando no link disponível.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Um espaço para a reflexão

Seminário Internacional, realizado na PUC, foi um convite à novas abordagens sobre a mídia. Além da presença de Michel Maffesoli, destaque para a participação dos brasileiros: Muniz Sodré e André Lemos, cada um trazendo um novo olhar sobre a cultura e a tecnologia, relacionando, de maneira muito especial, o diálogo inerente às práticas coletivas e o imaginário social através da cibercultura.

Já no primeiro dia do X Seminário Internacional da Comunicação, o sociólogo francês, Michel Maffesoli definiu o pensamento como uma forma de tradução. Para ele, é através de exercícios críticos sobre o fazer comunicacional que se permite “passar de uma margem à outra”, ou ainda “colocar as particularidades dentro de um pluralismo coerente, buscando algo que é, ao mesmo tempo, geral e particular”. Maffesoli é professor da Sorbonne, em Paris, e Diretor do Centro de Estudos sobre o Atual e o Quotidiano (CEAQ), tem várias obras dedicadas ao estudo da pós-modernidade, dentre as quais se destacam temas relacionados à cultura, política e socialidade.

A mesa de abertura do seminário contou com a presença do também sociólogo e jornalista brasileiro, Muniz Sodré, ele esteve ao lado de Maffesoli para discutir a “Comunicação e o imaginário Social”. Sodré contextualizou a relação entre Brasil e França abordando aspectos do imaginário coletivo e das trocas simbólicas, as quais realizam, ainda hoje, um importante intercâmbio entre esses dois países. Passando às relações do cotidiano, destaque para a experiência apresentada pelo professor João Maia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). No segundo dia de palestras, ele procurou mostrar como as novas tecnologias podem servir de instrumentos para promover a produção local, fortalecendo a cultura das comunidades e propondo, através da web, uma resistência à cultura de massa. Em sua explanação, Maia, discorreu sobre a experiência da favela Mangueira – RJ.

No penúltimo dia, o professor da Universidade de Comunicação Federal da Bahia (UFBA), André Lemos, falou sobre a questão da mobilidade social dentro da perspectiva emergente de novas formas de comunicação. Sua intervenção contribuiu para a esclarecer que o espaço urbano está em constante movimento, amparado em novas mídias, e, isso, por si só, torna relevante o estudo da cibercultura, pois estaria repercutindo diretamente nas práticas sociais contemporâneas.

O evento foi realizado graças a uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da PUC e a Universidade René Descartes Paris. O seminário faz parte do Ano da França no Brasil, uma iniciativa dos governos desses países com o intuito de aprofundar as relações bilaterais não apenas no campo acadêmico mas também, no político, cultural e econômico.

*Na primeira foto, estão sentados da esquerda para direita: Patrick Tacussel Jacques Wainberg, Michel Maffesoli e Patrick Watier.

**Na segunda foto, estão sentados da esquerda para direita: Martine Xiberras, Andre Lemos , Eduardo Pellanda, Stéphane Hugon, Federico Casalegno, Jean-Martin Rabot

Nenhum comentário:

As mais lidas durante a passagem pelo Exílio

Faça sua pesquisa no blog

Licença Creative Commons
A obra Exílio Midiático de Eduardo Silveira de Menezes foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em exiliomidiatico.blogspot.com.. Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/.