O Exílio Midiático está licenciado pelo Creative Commons

Todos os posts disponíveis neste espaço podem ser reproduzidos em outros blogs e sites, sendo necessário citar apenas o autor dos textos (Eduardo Silveira de Menezes) e a fonte (Exílio Midiático). Por outro lado, não é permitido o uso comercial das obras aqui expostas. Mais detalhes ao final da página, clicando no link disponível.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Allende e Chávez: a luta contra o Império

No dia 11 de setembro, de 1973, o então presidente do Chile, Salvador Allende, eleito democraticamente em 1970, foi assassinado no Palácio de La Moneda. A partir daí o país passou a viver sobre o regime militar, chefiado pelo general Augusto Pinochet. Faz 35 anos que esse golpe ocorreu e, com ele, milhares foram mortos, presos ou torturados. Seus crimes? Trabalhar para a construção de uma sociedade mais justa, baseada em um sistema econômico capaz de realizar reformas importantes para diminuir as desigualdades sociais. Em outras palavras: promover uma melhora significativa na vida da classe trabalhadora, tanto do campo quanto da cidade.


E as revoluções atuais?

Um governo popular, socialista, é visto como um perigo para o desenvolvimento da economia mundial. Um exemplo recente na América Latina é o de Hugo Chavez. Com uma política de nacionalização dos recursos naturais na Venezuela, leia-se, principalmente, do petróleo. Chavez age a despeito do ciclo colonizador do EUA, posto em prática há décadas. Sua postura contrária aos desmandes do sistema capitalista, está fazendo ressurgir discursos fascistas.

Allende e Chavez

Guardado o contexto histórico de cada personagem, Chavez, assim como Allende, está nadando contra a correnteza. Embora as forças conservadoras procurem taxar o Chefe de Estado venezuelano de terrorista - como o fizeram, ao longo de toda sua história com aqueles que se contrapuseram a sua lógica colonialista - percebe-se um avanço significativo para a democracia. Fica evidente que, com a recente reestatização da Sidor, a Venezuela dá um passo importante em defesa das riquezas naturais de seu país.

Nenhum comentário:

As mais lidas durante a passagem pelo Exílio

Faça sua pesquisa no blog

Licença Creative Commons
A obra Exílio Midiático de Eduardo Silveira de Menezes foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em exiliomidiatico.blogspot.com.. Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/.