"Que os nossos esforços desafiem as impossibilidades"
O Exílio Midiático está licenciado pelo Creative Commons
Todos os posts disponíveis neste espaço podem ser reproduzidos em outros blogs e sites, sendo necessário citar apenas o autor dos textos (Eduardo Silveira de Menezes) e a fonte (Exílio Midiático). Por outro lado, não é permitido o uso comercial das obras aqui expostas. Mais detalhes ao final da página, clicando no link disponível.
"Apenas quando somos instruídos pela realidade é que podemos mudá-la". A frase que está no primeiro post deste blog, denominado "Auto-exílio", sintetiza um pouco do que se pretende por aqui. O exílio é o lugar onde reside todo o expatriado, forçado ou voluntário. É tido por alguns como um lugar afastado, solitário, ou, até mesmo, desagradável de se habitar. Para quem está acostumado a enxergar a realidade com os olhos dos outros, não deve ser muito agradável aventurar-se por estas bandas. Já quem procura um espaço crítico, informativo e, principalmente, opinativo, está no lugar certo!
Pelotas / Porto Alegre / São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brazil
Jornalista com experiência em radiodifusão comunitária e educativa. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). E-mail: dudumenezes@gmail.com.
O lobby da Rede Globo pela auto-regulação: influência política e estratégias de marketização durante o Governo Lula. Este artigo pretende analisar um conjunto de intervenções políticas que tem colaborado para assegurar a hegemonia da Rede Globo ao longo dos anos e, nos dias de hoje, contribuem significativamente para engessar as políticas de comunicação no Brasil. O trabalho foi apresentado no GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, X Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Leia o artigo na íntegra (clique AQUI).
Programa de crítica da mídia, apresentado todas as quintas, às 20h, na Rádio Unisinos 103.3 FM. A condução do programa fica a cargo dos jornalistas: Anderson Santos, Bruno Lima Rocha e (eu) Eduardo Menezes. Contando, ainda, com a companhia do também jornalista, Cláudio Cunha Santos, na mesa de áudio.
EsTrONdo nO aR
pRoGrAmA rAdiOfôNiCo PoLíTiCo-LiBerTáRiO aLteRnAtiVo & iNdEpEnDeNtE pRoDuziDo nO eStúDio dE áUDio dA fAcULDaDe de BiBLioTeCoNoMia e CoMuNicAçÃo da UniVeRsiDaDe FeDeRaL dO RiO GrAnDe dO SuL